6 de set de 2011

Tutorial #2 - Mãos na massa.

Nessa segunda parte do tutorial será abordado o básico do 3D no OpenBve, explorando os conceitos de vértices e faces. E através disso, criando objetos 3D.




Para começar, deve-se saber o que são faces e vértices. Abaixo há um cubo, cada quadrado dele é uma face, cada linha é uma aresta, e cada junção de arestas - ou linhas - é chamada de vértice.


Portanto o cubo acima possuí 6 faces e 8 vértices. Para se fazer um quadrado, precisa-se obrigatóriamente de 4 vértices.



Explicado isso, vamos ao OpenBve. Neste tutorial, trabalharemos com o formato .csv logo todos arquivos que criarmos deverão ser salvos neste formato.

Abaixo segue uma lista de alguns comandos que serão utilizados para criar uma face:

CreateMeshBuilder: Declara que à seguir virá um polígono.
AddVertex: Declara um vértice do polígono. Recebe sempre três valores relativos às coordenadas nos eixos X, Y e Z.
AddFace: Declara a ordem dos vértices, montando um polígono.
SetColor: Adiciona cor e transparência ao polígono.





Na imagem acima há três linhas, que aparecem se a tecla C for pressionada, todos os valores declarados no comando AddVertex estarão relacionados com elas. Lembrando que o cruzamento de todas elas é o ponto ZERO, logo, de cada lado se tem um valor positivo ou negativo.

Linha Vermelha : Representa a largura.
Linha Verde : Representa altura.
Linha Azul : Representa a profundidade.

Agora vamos relacionar isso com a estrutura do comando AddVertex

CreateMeshBuilder,
AddVertex,-1,-1, 0
AddVertex,-1, 1, 0
AddVertex, 1, 1, 0
AddVertex, 1,-1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100,

Cada coluna (parte separada por vírgulas após a declaração do comando) representa uma coordenada listada acima.

A função do comando AddFace2 é declarar uma face, e faz isso listando a ordem dos vértices, no caso começando por zero (Primeiro declarado).


Para testar, cole o código em seu editor de textos e salve com a extensão csv (.csv).



À seguir abra o arquivo no ObjectViewer, deverá aparecer algo assim:




Dica:

Para movimentar-se no ObjectViewer com maior facilidade pode-se usa o teclado numérico, com as seguintes funções:

9 : Move câmera para frente
3 : Move câmera para trás
8 : Move câmera para cima
2 : Move câmera para baixo
4 : Move câmera para a esquerda
6 : Move câmera para a direita
5 : Reseta a posição da câmera.

Além da movimentação, há outras funções no ObjectViewer.

F : Mostra as arestas (linhas) de todos os polígonos.
L : Iluminação simulando [Claro/Escuro].
B : Muda a cor de fundo.
C : Mostra linhas paralelas aos eixos.
G : Mesmo que a tecla C.
I : Esconde interface.


É altamente recomendado que se pratique um pouco, pode ser tentando mudar os valores dos vértices ou criar estruturas com mais de uma face como um cubo, por exemplo.

Boa Sorte.



Por hoje é só, próxima parte deste tutorial será disponibilizada entre quinta-feira e domingo, e falarei um pouco sobre Cores, e as funções cube e cilinder.














30 comentários:

  1. Meu tenho que falar que parece ser meio complicado mas eh como vcs disseram acima é só praticar

    ResponderExcluir
  2. Video Alstom 2070

    http://www.youtube.com/watch?v=p7dI4HsZM74

    Espero Que Gostem ^^

    ResponderExcluir
  3. G também pode ser usado para aparecer e desaparecer essas linhas

    ResponderExcluir
  4. Bons mesmo. Você usa o Movie Maker?

    ResponderExcluir
  5. vcs não vou mais mecher no projeto da V2 do 2070?, o video que o carinha pos lá emcima é bem legal

    ResponderExcluir
  6. Uso O Movie Maker Do Win 7 Mesmo Vlw ae Os Elogios Vou Ver Se Faço Do 1600 hj ^^ Quero Ter Videos De Todas As Series Da CPTM

    ResponderExcluir
  7. A Proposito Feliz Dia 7 de Setembro

    ResponderExcluir
  8. Aproveitar Esse Tempo Livre E Queria Perguntar Uma Coisa No Meu Jogo Na Linha 11 Tem um Bug.... Os Sinais Ficam Dentrto Do Chao E Dificultam A Sinalizaçao Da rota ja Descarrilhei Varias Vezes Queria Saber se Esse Bug E So No Meu jg E Como arrumar ????

    http://imageshack.us/photo/my-images/38/semttulolgoq.png/

    Ps: Sao Todos Os Sinais Da Rota

    ResponderExcluir
  9. Desconheço, tente dar uma olhada na documentação do OpenBve:

    http://trainsimframework.org/develop/route_csv.html#track_signalling

    ResponderExcluir
  10. nosssa diego isso aconteçe no meu também e num sei oq e desinstalei o openbve baxei a versão mais recente baixei denovo a rota e nada também se alguém sober arrumar posta aê!

    ResponderExcluir
  11. Man Mas Graficos E m Sistema De Trens Na Rota Para BVE Na Ver 1.3 Dai Ele Quebra o MSTS

    ResponderExcluir
  12. é problema na rota. Haviam duas pessoas mexendo nessa rota, justamente arrumando esse problema, mas não sei que fim deu.

    ResponderExcluir
  13. MRB adoro seus projetos mas nao tem como fazer os tutoriais em video.

    ResponderExcluir
  14. Pô rapaz, estamos disponibilizando tutoriais resumidos, claros e detalhados, mas mesmo assim não acha o suficiente? Acho que daqui a pouco vai aparecer alguém pedindo que façamos um trem inteiro pra pessoa...

    Fique ciente que, parte do aprendizado para o desenvolvimento no OpenBVE é a INTERPRETAÇÃO de textos e códigos, portanto;

    LEIA, INTERPRETE e PRATIQUE!

    ResponderExcluir
  15. tudo é logica de programação e estrutura de dados, não so especialista em addons para bve mas sei dessas coisas, não é muito dificil.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. nem vai ter graça fazer a linha 4 pois nem da para dirigir aposto q a linha 2 vai ser bom com essas portas de vidro

    ResponderExcluir
  18. os trens da linha 4 tem um painel de controle também.

    ResponderExcluir
  19. não deixa de ter mesmo assim, bem completo por sinal

    ResponderExcluir
  20. é, a automação vai destruir a nossa diversão, mas ainda tem muita linha com cabine ai pra gente joga, eu queria mesmo que fosse feita linha que eu uso, a linha 3, ou a linha 11 banda a, ai sim ia ser legal

    ResponderExcluir
  21. A linha 4-Amarela que nos iremos fazer será feita da seguinte maneira:

    Terá um painel e será como se você fosse um passageiro,mas ainda tera os controles básicos do openbve.Simples.

    ResponderExcluir
  22. a linha 11 estou fazendo se der certo depois farei a linha 3 do metro

    ResponderExcluir
  23. Eae pessoal eu cose qui fazer um cubo e ai esta os comados
    ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓


    CreateMeshBuilder,
    AddVertex,-1,-1, 0
    AddVertex,-1, 1, 0
    AddVertex, 1, 1, 0
    AddVertex, 1,-1, 0
    AddFace2, 0, 1, 2, 3
    SetColor, 10,50,100,
    CreateMeshBuilder,
    AddVertex,-1,-1,-2
    AddVertex,-1, 1,-2
    AddVertex, 1, 1,-2
    AddVertex, 1,-1,-2
    AddFace2, 0, 1, 2, 3
    SetColor, 10,50,100
    CreateMeshBuilder,
    AddVertex,-1,-1,-2
    AddVertex,-1, 1,-2
    AddVertex,-1, 1, 0
    AddVertex,-1,-1, 0
    AddFace2, 0, 1, 2, 3
    SetColor, 10,50,100
    CreateMeshBuilder,
    AddVertex, 1,-1,-2
    AddVertex, 1, 1,-2
    AddVertex, 1, 1, 0
    AddVertex, 1,-1, 0
    AddFace2, 0, 1, 2, 3
    SetColor, 10,50,100
    CreateMeshBuilder,
    AddVertex,-1, 1,-2
    AddVertex, 1, 1,-2
    AddVertex, 1, 1, 0
    AddVertex,-1, 1, 0
    AddFace2, 0, 1, 2, 3
    SetColor, 10,50,100
    CreateMeshBuilder,
    AddVertex, 1,-1,-2
    AddVertex,-1,-1,-2
    AddVertex,-1,-1, 0
    AddVertex, 1,-1, 0
    AddFace2, 0, 1, 2, 3
    SetColor, 10,50,100

    ResponderExcluir

Utilize o bom senso nos comentários - o espaço está reservado a discussão de projetos da MRB.