Para começar, deve-se saber o que são faces e vértices. Abaixo há um cubo, cada quadrado dele é uma face, cada linha é uma aresta, e cada junção de arestas - ou linhas - é chamada de vértice.
Portanto o cubo acima possuí 6 faces e 8 vértices. Para se fazer um quadrado, precisa-se obrigatóriamente de 4 vértices.
Explicado isso, vamos ao OpenBve. Neste tutorial, trabalharemos com o formato .csv logo todos arquivos que criarmos deverão ser salvos neste formato.
Abaixo segue uma lista de alguns comandos que serão utilizados para criar uma face:
CreateMeshBuilder: Declara que à seguir virá um polígono.
AddVertex: Declara um vértice do polígono. Recebe sempre três valores relativos às coordenadas nos eixos X, Y e Z.
AddFace: Declara a ordem dos vértices, montando um polígono.
SetColor: Adiciona cor e transparência ao polígono.
Na imagem acima há três linhas, que aparecem se a tecla C for pressionada, todos os valores declarados no comando AddVertex estarão relacionados com elas. Lembrando que o cruzamento de todas elas é o ponto ZERO, logo, de cada lado se tem um valor positivo ou negativo.
Linha Vermelha : Representa a largura.
Linha Verde : Representa altura.
Linha Azul : Representa a profundidade.
Agora vamos relacionar isso com a estrutura do comando AddVertex
CreateMeshBuilder,
AddVertex,-1,-1, 0
AddVertex,-1, 1, 0
AddVertex, 1, 1, 0
AddVertex, 1,-1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100,
Cada coluna (parte separada por vírgulas após a declaração do comando) representa uma coordenada listada acima.
A função do comando AddFace2 é declarar uma face, e faz isso listando a ordem dos vértices, no caso começando por zero (Primeiro declarado).
Para testar, cole o código em seu editor de textos e salve com a extensão csv (.csv).
À seguir abra o arquivo no ObjectViewer, deverá aparecer algo assim:
Dica:
Para movimentar-se no ObjectViewer com maior facilidade pode-se usa o teclado numérico, com as seguintes funções:
9 : Move câmera para frente
3 : Move câmera para trás
8 : Move câmera para cima
2 : Move câmera para baixo
4 : Move câmera para a esquerda
6 : Move câmera para a direita
5 : Reseta a posição da câmera.
F : Mostra as arestas (linhas) de todos os polígonos.
L : Iluminação simulando [Claro/Escuro].
B : Muda a cor de fundo.
C : Mostra linhas paralelas aos eixos.
G : Mesmo que a tecla C.
I : Esconde interface.
Além da movimentação, há outras funções no ObjectViewer.
F : Mostra as arestas (linhas) de todos os polígonos.
L : Iluminação simulando [Claro/Escuro].
B : Muda a cor de fundo.
C : Mostra linhas paralelas aos eixos.
G : Mesmo que a tecla C.
I : Esconde interface.
É altamente recomendado que se pratique um pouco, pode ser tentando mudar os valores dos vértices ou criar estruturas com mais de uma face como um cubo, por exemplo.
Boa Sorte.
Por hoje é só, próxima parte deste tutorial será disponibilizada entre quinta-feira e domingo, e falarei um pouco sobre Cores, e as funções cube e cilinder.
Meu tenho que falar que parece ser meio complicado mas eh como vcs disseram acima é só praticar
ResponderExcluirVideo Alstom 2070
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=p7dI4HsZM74
Espero Que Gostem ^^
G também pode ser usado para aparecer e desaparecer essas linhas
ResponderExcluirAdicionado :)
ResponderExcluirEae Oq Acharan Dos Videos ...?
ResponderExcluirBons mesmo. Você usa o Movie Maker?
ResponderExcluirvcs não vou mais mecher no projeto da V2 do 2070?, o video que o carinha pos lá emcima é bem legal
ResponderExcluirUso O Movie Maker Do Win 7 Mesmo Vlw ae Os Elogios Vou Ver Se Faço Do 1600 hj ^^ Quero Ter Videos De Todas As Series Da CPTM
ResponderExcluirA Proposito Feliz Dia 7 de Setembro
ResponderExcluirAproveitar Esse Tempo Livre E Queria Perguntar Uma Coisa No Meu Jogo Na Linha 11 Tem um Bug.... Os Sinais Ficam Dentrto Do Chao E Dificultam A Sinalizaçao Da rota ja Descarrilhei Varias Vezes Queria Saber se Esse Bug E So No Meu jg E Como arrumar ????
ResponderExcluirhttp://imageshack.us/photo/my-images/38/semttulolgoq.png/
Ps: Sao Todos Os Sinais Da Rota
Desconheço, tente dar uma olhada na documentação do OpenBve:
ResponderExcluirhttp://trainsimframework.org/develop/route_csv.html#track_signalling
nosssa diego isso aconteçe no meu também e num sei oq e desinstalei o openbve baxei a versão mais recente baixei denovo a rota e nada também se alguém sober arrumar posta aê!
ResponderExcluirMan Mas Graficos E m Sistema De Trens Na Rota Para BVE Na Ver 1.3 Dai Ele Quebra o MSTS
ResponderExcluiré problema na rota. Haviam duas pessoas mexendo nessa rota, justamente arrumando esse problema, mas não sei que fim deu.
ResponderExcluirMRB adoro seus projetos mas nao tem como fazer os tutoriais em video.
ResponderExcluirPô rapaz, estamos disponibilizando tutoriais resumidos, claros e detalhados, mas mesmo assim não acha o suficiente? Acho que daqui a pouco vai aparecer alguém pedindo que façamos um trem inteiro pra pessoa...
ResponderExcluirFique ciente que, parte do aprendizado para o desenvolvimento no OpenBVE é a INTERPRETAÇÃO de textos e códigos, portanto;
LEIA, INTERPRETE e PRATIQUE!
Putz coitado do mlk ^^
ResponderExcluirtudo é logica de programação e estrutura de dados, não so especialista em addons para bve mas sei dessas coisas, não é muito dificil.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirClaro... que não.
ResponderExcluirnem vai ter graça fazer a linha 4 pois nem da para dirigir aposto q a linha 2 vai ser bom com essas portas de vidro
ResponderExcluirtem razão
ResponderExcluiros trens da linha 4 tem um painel de controle também.
ResponderExcluirSó para emergências.
ResponderExcluirnão deixa de ter mesmo assim, bem completo por sinal
ResponderExcluiré, a automação vai destruir a nossa diversão, mas ainda tem muita linha com cabine ai pra gente joga, eu queria mesmo que fosse feita linha que eu uso, a linha 3, ou a linha 11 banda a, ai sim ia ser legal
ResponderExcluirA linha 4-Amarela que nos iremos fazer será feita da seguinte maneira:
ResponderExcluirTerá um painel e será como se você fosse um passageiro,mas ainda tera os controles básicos do openbve.Simples.
a linha 11 estou fazendo se der certo depois farei a linha 3 do metro
ResponderExcluirEae pessoal eu cose qui fazer um cubo e ai esta os comados
ResponderExcluir↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
CreateMeshBuilder,
AddVertex,-1,-1, 0
AddVertex,-1, 1, 0
AddVertex, 1, 1, 0
AddVertex, 1,-1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100,
CreateMeshBuilder,
AddVertex,-1,-1,-2
AddVertex,-1, 1,-2
AddVertex, 1, 1,-2
AddVertex, 1,-1,-2
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100
CreateMeshBuilder,
AddVertex,-1,-1,-2
AddVertex,-1, 1,-2
AddVertex,-1, 1, 0
AddVertex,-1,-1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100
CreateMeshBuilder,
AddVertex, 1,-1,-2
AddVertex, 1, 1,-2
AddVertex, 1, 1, 0
AddVertex, 1,-1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100
CreateMeshBuilder,
AddVertex,-1, 1,-2
AddVertex, 1, 1,-2
AddVertex, 1, 1, 0
AddVertex,-1, 1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100
CreateMeshBuilder,
AddVertex, 1,-1,-2
AddVertex,-1,-1,-2
AddVertex,-1,-1, 0
AddVertex, 1,-1, 0
AddFace2, 0, 1, 2, 3
SetColor, 10,50,100
:D muito bom.
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